#5 - Review Graphic Novel Homem Aranha - Marandi
- Ray Jr.
- 31 de jan. de 2016
- 4 min de leitura

Fala galera, conforme prometido fizemos um review da Graphic Novel do amigão da vizinhança, o Homem Aranha.
Só pra vocês entenderem, minha coleção foi desfeita há muitos anos, mas nesse final de semana eu estava fuçando em algumas caixas, procurando o Cavaleiro das Trevas e achei 3 Graphic Novels da Marvel: Homem Aranha, Mulher Hulk e X-men.
Como todo ex-colecionador, acabei separando as 3 pra ler e acabei pensando em fazer um review, pra isso eu li, é claro, tirei algumas fotos e acabei gravando um vídeo com o review também (clique aqui). Não garanto a qualidade rs.
Bom, vamos ao review.
A revista foi lançada no Brasil pela Editora Abril em 1986, foi a 4ª Graphic Novel a ser lançada, mas salvo engano a primeira com o aracnídeo, as imagens mostram que a revista tá um pouco judiada, afinal são quase 20 anos de lançamento e pelo menos uns 10 em uma caixa, lembrando que não estava guardada do jeito certo, deveria estar dentro de um plastico para proteger do pó e manter melhor, então #ficaadica para os novatos.
A HQ foi escrita pela Susan K. Putney, ilustrada pelo Berni Wrightson e colorida também pelo Berni e Michelle Wrightson.
O material da HQ é muito bom, seguindo o padrão da época que na minha opinião foi a fase de ouro das HQs no Brasil.
A história em si, na minha opinião não é das melhores, é curta, e termina de um jeito meio tosco, mas a qualidade das ilustrações e as cores compensam. Vale um destaque para as várias ilustrações em página dupla que são um show a parte.
Sobre a trama em si, a Graphic Novel conta a história de Marandi, uma feiticeira de um mundo paralelo que vem a nossa realidade em busca de mantimentos e suprimentos e esbarra com o Homem-Aranha, no primeiro contato ela manda o aracnideo dar um abraço no Tio Ben, o que o deixa extremamente desconfiado e incomodado. Naquela hora ela também convida o herói a ajuda-la a derrotar o TORDENKAKERLAKK (nome foda né?), que quer dizer "Barata do Trovão" (acabou de ficar tosco). Como ela citou o Tio Ben e também o Dr Estranho, o herói acaba voltando ao local no outro dia conforme pedido por ela e a segue até seu mundo.
Chegando lá ele voa usando um poncho (momento tosco do HQ) e chega até a "casa" da Mandi, um barco voador que está ancorado a uma ilha também voadora. Logo eles encontram o Tordenkakerlakk, ou melhor uma baratinha ridicula que os ataca, e é espantada por um alto falante usado como sonar.
Eles saem então em busca da baratinha e a encontram em um planetóide que era uma antiga cidadela, destruida pelo pai da Mandi, um feiticeiro fodástico e fdp do lugar, que queria matar todos os outros feiticeiros e dominar a realidade. O pai, tio e a própria Mandi foram capturados pelos feiticeiros e seriam executados, porém os feiticeiros não concordaram em matar uma criança de 12 anos, então a libertaram com a sentença dada para que fosse morta assim que completasse a maioridade. Ciente disso seu pai antes de sua morte lançou uma maldição que a impedia de crescer, deixando a menina congelada no seu corpo de 12 anos, tendo mais de 200 quando encontra o Aranha, sendo perseguida pelo monstro destinado a matá-la.
Após dominar a criatura com sua teia, ela sofre a primeira mutação virando um bicho maior e mais forte, então os dois fogem voando e a criatura imediatamente sofre a 2ª mutação virando uma espécie de dragão chinês, morto em seguida pelo Aranha ao prendê-lo com um laço de teia e quebrando seu pescoço contra o barco/casa da Mandi.
Assim que morre, começa uma nova mutação, desta vez para um troglodita musculoso que dá umas porradas no aranha, tava até estranhando que ele não tinha apanhado ainda, revoltado e querendo manter a menina viva ele mata o gigante com a âncora do navio, dando início a mais uma mutação, desta vez um monstro enorme com várias bocas e garras. Dessa vez os dois resolvem fugir ao invés de combater, mas o Aranha é capturado enquanto a criatura começa a mudar de novo, dessa vez sem ter sido morta, ou seja, nessa evolução o bicho mostra que pode controlar as mutações, trazendo problemas maiores ainda.
Terminando a transformação o monstro vira um Dragão no melhor estilo Marvel e solta um jato de fogo, defendido pelo herói com um escudo de teia (na minha opinião a melhor imagem do HQ), usando o escudo de teia ele explode o dragão que começa a última transformação e o Aranha fingindo-se ferido obriga Mandi a lutar sua própria batalha.
Mesmo com toda a insegurança ela consegue lançar um feitiço que desintegra a criatura, o que na minha opinião foi bem tosco, afinal o Aranha teve um puta trampo e a mina lança um feitiço e resolve a porra toda.
Ao acordar a menina recebe a explicação do Herói sobre o que aconteceu, na verdade o monstro foi criado pelo pai dela para persegui-la quando ela pudesse crescer em paz, e ao matar o monstro ela quebra a maldição e começa finalmente a envelhecer podendo ter uma vida completa e em paz.
Como eu disse no começo, a história em si é fraca, mas vale muito a pena pelas ilustrações e cores da HQ, então se você tiver chance de ler, faça. A dica para encontrar a HQ é dar uma olhada nos sebos, além de tentar buscar na WEB uma versão em PDF. Com certeza vocês não vão se arrepender.
Abaixo segue uma galeria com as imagens do HQ.
Comentários